A Viva Pelve ® é um projeto de pesquisa continuada sobre a pelve - seus movimentos, mistérios, poder e cura. Transita entre os campos da arte e educação, sendo criado e desenvolvido pela artista Dora Selva. Atua desde 2017 principalmente no Rio de Janeiro, tendo como primeira inspiração, a pesquisa sobre Twerk, da artista Fannie Sosa.
Nossas práticas acontecem semanalmente no formato on-line, promovendo um espaço para re-conhecermos e habitarmos nossos corpos, afim de quebrar padrões negativos e opressivos, estimulando a criatividade, liberdade, saúde, autonomia e prazer. Também trabalhamos com práticas presenciais pontuais, investindo no encontro corpo a corpo e na troca de energia ao vivo.
A pelve é um território poder e vitalidade, sendo seu equilíbrio fundamental para a saúde física, mental e espiritual do ser. É no baixo ventre onde vibra a energia relacionada a sexualidade e aos instintos humanos de sobrevivência, além de ser nosso centro gravitacional e criativo.
Práticas que propagam a dominação, domesticação e normatização dos corpos, vem há tempos transformando a pelve num território seco, aprisionado, enrijecido e adormecido. O sistema capitalista, bem como a prática da colonização e anteriormente, do patriarcado, insistem na perpetuação de corpos doentes, dependentes e domesticados.
A Viva Pelve enquanto prática continuada, visa mergulhar nessas questões tão vitais, trazendo a tona a possibilidade de regeneração, reconciliação, saúde e bem viver, a partir da experiência do movimento.
Entendemos o corpo, a Terra e a natureza como uma só pulsão de vida, e a partir do movimento, procuramos nos reconectar com ela, investindo num mundo mais equilibrado, integrado e sustentável.